Noticia

IGH e Secretária de Saúde de Contagem: uma gestão de transparência

Com o objetivo de aproximar o usuário e os colaboradores das unidades de saúde geridas pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), a Secretária de Saúde de Contagem estabeleceu um modelo de gestão compartilhada. Este modelo acompanhará o contrato e instalará a comissão de acompanhamento de contrato, que funcionará em salas do CHC e UPAs.

Para apresentar a comissão e conversar um pouco sobre os processos, o Subsecretário de Assistência em Saúde de Contagem, Joanilson Santos Guimarães, e a Superintendente de Urgência e Emergência (SURG), Beatriz Palhares, se reuniram nos dias 09 e 10 de fevereiro com a diretoria do IGH (Instituto de Gestão e Humanização) e com os coordenadores e com os gerentes das unidades. 

Segundo Guimarães, a comissão responderá pelo Secretário Municipal de Contagem dentro das unidades. Além de ter uma face de prestação de contas dos indicadores, terá também, uma face de acompanhamento assistencial, isto é, um acompanhamento horizontal dentro do processo de trabalho.

“É uma comissão que não tem cunho fiscalizador e sim [de] andar de mãos dadas para a solução dos problemas e das não conformidades. É uma gestão compartilhada, de transparência e de diálogo. A idéia é melhorar a auto-estima do colaborador e tornar o ambiente feliz para trabalhar”, concluiu Guimarães.

Para a Diretora Regional do IGH MG, Ana Kécia Xavier, o modelo de gestão compartilhada funciona muito bem. Este representante dentro das unidades dará mais celeridade aos processos, pois conseguirá contatar a secretaria e solucionar a demanda em tempo real. Ela afirmou que os colaboradores possuem total autonomia para o repasse de informações e qualquer situação para a comissão, ressaltando a importância de esgotar a solução de possíveis não conformidades junto à linha hierárquica, bem como os processos de trabalho mapeados de cada setor das unidades de saúde geridas pelo IGH, a fim de preservar uma comunicação assertiva, transparente e eficaz.

“Como a gente trabalha de uma maneira muito transparente, não temos preocupação em omitir processos ou revelar fragilidades, que precisam ser postas de forma ágil e assertiva, até para celeridade das soluções pelo suporte de nível operacional, tático e estratégico. Quando a gestão é compartilhada, quando a gente se comunica, a gente consegue resolver de forma compartilhada: em primeira instância com os gestores das unidades, já que é um compromisso contratual do IGH gerir – o IGH foi contratado para resolver e solucionar”, finalizou.

A comissão

Conheça os membros da comissão de acompanhamento do contrato e a unidade de atuação:

– Jordânia Oliveira – Coordenadora

– Cláudia Sueli da Rocha – Referência Técnica Médica

– Fabiana Lopes – UPA JK

– Dulcinéia Carvalho – UPA Sede

– Raner Pacheco – UPA Ressaca

– Roberta Reis Cunha – UPA Petrolândia

– Rúbia Marteleto – UPA Vargem das Flores

– Cláudia Calabro – HMC (Hospital Municipal de Contagem)

– Carla Yurie – CMI (Centro Materno Infantil)

Deixe um comentário