Todos

IGH lança Programa de Certificação de Qualidade

A partir da primeira semana de dezembro, auditores internos iniciarão ciclo de visitas às unidades para realização de uma avaliação criteriosa dos processos e acompanhamento da evolução das instituições credenciadas.

“Estimular o alcance de melhores resultados de desempenho, permitir uma avaliação criteriosa dos processos e acompanhar a evolução das instituições credenciadas por meio de atendimento aos requisitos de qualidade e segurança” Esse é o objetivo do Programa de Certificação de Qualidade do IGH (CQIGH).

Todas as unidades do IGH serão auditadas por um time exaustivamente treinado. O objetivo dessa visita é avaliar o desdobramento das diretrizes institucionais bem como atendimento a legislação vigente em cada processo. Cabe lembrar ainda que o foco da avaliação é o trabalho desenvolvido localmente e, embora este seja um projeto institucional cada resultado dependera do trabalho de cada membro do time.

O calendário de visitas será divulgado de forma escalonada pelo time de qualidade e o perfil de avaliação levará em consideração o perfil de cada unidade. A avaliação será feita in loco com uso de check list eletrônico e é adaptável à realidade de qualquer serviço, dos básicos aos mais complexos.

Plataforma IGH+

O processo avaliativo das unidades será realizado em duas fases distintas: Classificação e Manutenção. Totalmente informatizado por meio da Plataforma IGH+, o modelo permitirá o uso de ferramenta eletrônica (tablet/smartphone) para coleta de dados durante a visita, gerando pontuação automatizada, emissão de relatórios e gerenciamento das visitas de manutenção via sistema, da avaliação da colocação da unidade na rede.

“A cultura de qualidade é fundamental para garantir a melhoria contínua dos processos, desenvolver o pensamento sistêmico, assegurar o cuidado centrado no paciente. Além disso, estamos preparando nossas instituições para o processo de acreditação com o desenvolvimento de soluções que podem ser implantadas com o objetivo de desenvolver e melhorar a qualificação e desempenho da unidade”, destacou Paulo Bittencourt, superintendente do IGH.

Níveis de classificação

Os serviços que atendem a pontuação necessária receberão o Certificado de Qualidade que terá validade anual.  Já os melhores resultados (baseados na pontuação) recebem o “Certificado de Excelência”. Além disso, a maior pontuação dentre todas as demais será contemplada com a Placa de Reconhecimento.