Noticia

Materno Infantil recebe doação de coletores menstruais

O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), recebeu nesta terça-feira, 31 de agosto, a doação de 170 coletores menstruais, entregues pela Secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, Cristina Lopes Afonso.

Acompanhada pela ginecologista do HMI Maria Elaine, pela gerente de Enfermagem, Luzia Helena, a coordenadora do Serviço Social, Mariana Loyola, a coordenadora da Psicologia, Flávia Zenha, entre outros, Dra. Cristina e uma integrante de sua equipe, a enfermeira Marinna Caetano, apresentaram o coletor a um grupo de pacientes ambulatoriais e residentes de enfermagem, com explicações sobre uso, duração, economia e praticidade do material.

Segundo Dra. Cristina, a ação faz parte da campanha permanente pela promoção da Dignidade Menstrual e Combate à Pobreza Menstrual realizada pela SMDHPA. “Com isso, estamos arrecadando absorventes, coletores menstruais e calcinhas absorventes que são distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade de Goiânia”, afirmou a secretária.

A acadêmica de Enfermagem, Sátira Michele de Oliveira faz uso do coletor há cinco anos. “Acho melhor, pois tenho um fluxo menstrual intenso. Também tem a economia, pois dura vários anos”, pontuou. De acordo com Maria Elaine, o produto contribui com a saúde da mulher,  é prático e eficaz. “É mais saudável e higiênico. Traz mais conforto, economia e protege o meio ambiente”, salientou a médica.

O coletor menstrual  é um copinho, feito de silicone hipoalergênico transparente, que coleta e armazena temporariamente o sangue menstrual. Ele deve ser escolhido de acordo com a altura do colo do útero e intensidade do fluxo menstrual, podendo ser trocado a cada 8 ou 12 horas.

Deixe um comentário