Todos

Superintendente do IGH visita Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, recebeu a visita do superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Paulo Bittencourt. O IGH é a organização social que gerencia o Himaba desde outubro de 2017 por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

O objetivo da visita, que aconteceu na última sexta-feira (08) foi acompanhar de perto as melhorias que a unidade hospitalar vem recebendo desde que passou a ser gerenciado pela organização social. No hospital, Paulo, acompanhado da atual diretora-geral da unidade, Ana Kecia, visitou todos os setores.

Durante a passagem pelo hospital, muitos acompanhantes relataram de forma espontânea a satisfação em ver a qualidade do novo serviço de assistência hospitalar e também as reformas que vêm ocorrendo.

Gilson Manoel, 43 anos, morador de Viana, esteve no hospital há um mês e retornou com a filha para uma cirurgia ortopédica. Ele conta que está muito satisfeito com tudo que está vendo. “Eu estive aqui uma vez e retornei para trazer minha filha para uma cirurgia. Muita coisa mudou. O atendimento que estamos recebendo aqui é muito satisfatório, tem leito para ela e atenção do pessoal da enfermagem, sem contar que o hospital está com um novo visual mais claro e limpo, estou feliz em ver a saúde melhorar no estado”, comentou.

Durante a visita, o superintendente do IGH ressaltou a importância de ter uma gestão que acompanha de perto o atendimento. “Eu estou satisfeito em ver este hospital crescer a cada dia, e isso é resultado de um trabalho sério. O ideal do IGH é que nossos gestores estejam acompanhando de perto o funcionamento da unidade. Aqui no Himaba nossa equipe não fica trancada em salas. Estamos junto com a assistência acompanhando de perto para atender com maior qualidade e proporcionar cada vez mais uma melhor e eficiente oferta de saúde neste local. A gestão está cumprindo muito bem o seu papel”, ressaltou.

Quem também conta que está feliz com o atendimento é dona Neusa Dias, de Morada da Barra, em Vila velha, que está acompanhando a neta. “Não tenho nada a reclamar, os médicos daqui sabem cuidar bem das nossas crianças. Vejo a preocupação dos enfermeiros, e uma coisa que chamou muito a minha atenção é que o hospital está mais limpo, refrigerado, isso passa segurança pra gente”, contou.

Estrutura

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves oferece para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de exames e procedimentos especializados, radiografia, ecocardiográfica, endoscopia digestiva e exames laboratoriais.  A unidade também possui banco de sangue, centro cirúrgico, pronto- socorro, UTI pediátrica e neonatal, banco de leite, sala de recreação, maternidade e unidade de saúde mental.

Sendo referência em cirurgias cardíacas e tratamento do pé torto congênito, o hospital realizou, desde o início da gestão do IGH, em 1° de outubro de 2017, até maio de 2018, 1.407 cirurgias e 8.382 internações. No mesmo período, 29.664 pacientes foram atendidos em consultas no ambulatório.

O pronto-socorro do hospital passou a funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana desde outubro de 2017, totalizando até o mês de maio de 2018 44.886 atendimentos realizados. O Himaba também é hoje a primeira instituição pediátrica pública do Espírito Santo a contar com uma ala exclusiva para o cuidado à saúde mental. O setor abriga dez leitos com estimativa de ampliação.

Sobre o IGH

O IGH, Instituto de Gestão e Humanização, surgiu da percepção de profissionais especializados em saúde da necessidade de melhoria na gestão do SUS.

O objetivo primordial é utilizar e divulgar práticas de gestão modernas, capazes de maximizar os resultados de unidades prestadoras de serviços de saúde e quebrar paradigmas que estigmatizam o SUS, como falta de qualidade no atendimento, descaso aos usuários, entre outros aspectos.

O IGH tem sede e foro na cidade de Salvador, podendo ter atuação em todo o território nacional.

A missão do Instituto de Gestão e Humanização é prestar serviços de excelência em saúde, melhorando a qualidade de vida dos beneficiários e contribuindo para o crescimento dos seus colaboradores.

O IGH tem como visão ser referência nacional em prestação de serviços de saúde.

Deixe um comentário