Todos

Dia Mundial de Cuidados Paliativos

O Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), empenhado em melhorar o atendimento a pacientes que precisam de cuidados especiais, criou a Comissão de Cuidados Paliativos da Unidade, um marco importante, com o suporte da SESAB, para construir e redimensionar conhecimentos, sentimentos, valores e cuidados para o paciente.

No sábado (10/10), data em que se celebra o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, a comissão reuniu profissionais e diretoria e soltou balões com palavras de cuidados e sentimentos que esses pacientes precisam, a fim de representar a importância de atendimento humanizado e dos cuidados paliativos.

Segundo a OMS, a estimativa é que 40 milhões de pessoas em todo o mundo precisam ter acesso ao cuidado paliativo para ter mais qualidade de vida, mas apenas um terço dessa população tem acesso ao serviço, por isso esse tipo de ação unificada como ocorreu no HRDLEM é tão importante para apoiar a causa.

A Presidente da Comissão, a psicóloga Syla Resende destacou a relevância dessa iniciativa que surgiu em meio a Pandemia do Coronavírus, mas que será levada adiante no Hospital, que é referência para toda região. “Queremos que os pacientes de cuidados paliativos, apesar de não terem expectativa de melhora clínica ou cura, tenham o direito a uma assistência multiprofissional para alívio da dor fisica, emocional, social e espiritual e, que pacientes e familiares tenham acompanhamento e apoio durante o processo da morte.”