Todos

Gestão do cenário da Covid-19 do IGH MG leva prêmio do PEG 2020

Durante a pandemia do COVID-19 a atualização, quase em tempo real, de indicadores para saber como seu estado, município ou unidade de saúde estavam frente à crise foi uma ferramenta crucial para enfrentamento da situação. Nas unidades do IGH MG não foi diferente.

Para resolver o problema da velocidade na entrega de informações, além da redução de empenho de mão de obra na construção da base dados, foi implementado em Contagem uma solução tecnológica baseada na inteligência de negócio: o Microsoft POWERBI.

O POWERBI é uma ferramenta de business intelligence (BI), ou seja, de análise de dados, crucial para a gestão do cenário da Covid-19 nas unidades do IGH Contagem. Integrada diretamente ao banco de dados existente, ela permite consultas que outrora eram alimentadas pelo corpo de colaboradores.

Segundo um dos idealizadores da ferramenta, o coordenador de Produção e Metas do IGH MG, Jean Santana, “os painéis nos permitem mostrar, por exemplo, censo dos leitos de UTI normal, UTI Covid-19, UPA Sede que foi referenciada apenas para Covid-19, paciente na porta por CID de síndrome respiratória, entre outros importantes dados”, comemora.

Os resultados do uso da ferramenta foram tão expressivos que Jean e o engenheiro Thiago Jaegher, profissionais envolvidos na implementação do BI, inscreveram-se no Programa de Excelência em Gestão (PEG) 2020 do IGH, e ficaram entre os três finalistas em nível Brasil, levando medalha de bronze, 3º lugar, pela inovação.

O PEG premia projetos de gestão desenvolvidos pelos seus colaboradores de todas unidades dos estados em que o IGH esta presente, nas categorias Humanização, Qualidade, Segurança dos Pacientes, Gestão de Pessoas, Comunicação e Gestão de Custos. Nesta edição (2020) foram 12 inscritos, 10 passaram para fase de avaliação por cumprir todos os requisitos do programa e 5 foram selecionados para a etapa final de auditoria dos projetos.

Em 2019, o IGH MG também conquistou o prêmio com a implementação do Fast Track, programa que diminuiu o tempo médio de espera do paciente com menor urgência no PA Pediátrico do Centro Materno Infantil de Contagem.