Todos

Sistematização da Assistência de Enfermagem

Profissionais das unidades de saúde de urgência e emergência de Contagem, geridas pelo IGH MG, recebem capacitação para que a metodologia possa sustentar a gestão e o cuidado no processo de enfermagem.

Com o objetivo de otimizar o serviço prestado pelos profissionais de enfermagem do Complexo Hospitalar (CHC) e UPAs de Contagem, o IGH MG vai implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas unidades.

Para viabilizar a implementação dessa metodologia, 23 colaboradores da instituição participaram, no último dia 9, da primeira etapa de treinamento. O responsável técnico pela Educação Permanente e servidor de carreira do município, Joanilson Guimarães, ministrou a capacitação, que será continua nos próximos meses. Para ele, os treinamentos têm enfoque teórico e prático e “a intenção é capacitar profissionais de todas as unidades de saúde de urgência e emergência de Contagem”, ressalta.

Já segundo a gerente assistencial do IGH MG, Renata Mourão, “a organização da assistência e a gerência do cuidado são muito importantes para garantir que o atendimento seja mais eficiente. A SAE, nesse contexto, é a ferramenta que fornecerá subsídios para que o serviço de saúde prestado à população ganhe em qualidade”, pontua.

O que é a SAE

Metodologia que organiza a prestação de assistência de enfermagem aos pacientes, a SAE tem o objetivo de garantir precisão e qualidade no atendimento. Por meio dela, é feito planejamento do trabalho da equipe e dos instrumentos a serem utilizados conforme cada procedimento que será realizado.

A ferramenta funciona em cinco etapas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem. Essas fases, relacionadas entre si e interdependentes, auxiliam o profissional a analisar informações sobre o paciente para a tomada de decisão sobre o procedimento clínico assistencial a ser utilizado.

A aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências visam melhorar o processo de cuidado integral e humanizado dos usuários das Unidade de Pronto Atendimento e do Complexo Hospitalar de Contagem, alem disso, propicia segurança aos profissionais na realização dos procedimentos.

Os treinamentos serão híbridos (presenciais e online) possibilitando maior flexibilidade de horários e disponibilidade, de acordo com as necessidades e os plantões dos profissionais.