O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), por meio do seu setor de Qualidade, promoveu no dia 31 de janeiro (terça-feira), a primeira reunião de 2023 entre as comissões internas hospitalares, formadas por profissionais assistenciais e administrativos do Heapa. Mensalmente, as comissões se reúnem para discutir ações, com o intuito de garantir maior segurança ao paciente nos serviços de saúde, propondo atitudes preventivas e corretivas por meio do gerenciamento de riscos e de orientações, que refletem positivamente na imagem institucional.
Participam desta reunião, junto com a Diretoria Geral do Heapa, as comissões de Prevenção e Cuidado com a Integridade da Pele; de Gerenciamento de Paciente com Risco para Longa Permanência; de Ensino e Pesquisa; de Residência Médica; de Biossegurança; de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional; de Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente; de Controle de Infecção Hospitalar; de Vigilância Hospitalar Epidemiológica; de Revisão de Prontuário; de Revisão de Óbito; e Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, entre outras.
Para Marcela Amorim, analista da Qualidade, que conduziu a reunião das comissões, o papel vital das comissões hospitalares é garantir a qualidade no atendimento aos pacientes. “Além disso, o resultado da atuação das comissões é evidenciado nos indicadores, ferramentas imprescindíveis para a qualidade dos serviços do hospital”. Outra função dessa reunião é incentivar a interação entre as equipes, estimulando assim as conquistas e melhorias administrativas, essenciais para os processos de acreditação hospitalar, uma vez que o Heapa possui o certificado de Acreditação Pleno Nível 2.