Registro de Enfermagem é tema de treinamento no Heapa
Dando continuidade em seus treinamentos internos, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) fechou, no dia 31 de janeiro, mais um ciclo de atualizações sobre temas fundamentais para a unidade. Desta vez, ministrado pela enfermeira Tânia Cristina Souza, responsável pela Educação Continuada do Heapa, a importância dos registros da Enfermagem para uma instituição de saúde foi o destaque do primeiro mês do ano de 2023.
Voltado para os enfermeiros e técnicos em Enfermagem assistenciais atuantes do Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Enfermarias e Pronto Atendimento Adulto, a atualização apontou os principais objetivos de se ter o registro do paciente bem preenchido e como isso é fundamental para resultar numa comunicação plena com toda a equipe multiprofissional. “O registro de Enfermagem representa 50% das informações compostas no prontuário de cuidados do paciente. Eles refletem o empenho e a força do trabalho em equipe, valorizando suas ações e enfatizando a segurança do paciente”, frisou.
As resoluções de número 429, do ano de 2012, que trata sobre a responsabilidade e dever de se registrar todo e qualquer passo da Enfermagem no prontuário do paciente; e 514, do ano de 2016, sobre o Guia de Recomendações, ambas do do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), também foram detalhadas aos participantes. “A anotação de Enfermagem é importante para o desenvolvimento da Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), pois é fonte de informações essenciais para assegurar a continuidade da assistência, além de ser um documento legal do hospital”, explicou a enfermeira.