Heapa promove Janeiro Branco
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) promoveu, nos dias 13, 16, 17 e 20 de janeiro, uma série de atividades em prol da saúde mental, lembrado sempre no primeiro mês do ano, o chamado “Janeiro Branco”. Com o tema “A vida pede equilíbrio”, o movimento é dedicado à construção de uma cultura da saúde mental, chamando a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à essa temática, uma vez que a humanidade mentalmente mais saudável pressupõe o respeito à condição psicológica de todos.
Reflexões sobre o comportamento, o autocuidado e a importância de estar bem consigo mesmo foram levantadas durante a realização da campanha. “O mês de janeiro inspira as pessoas a fazerem reflexões das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre os ciclos que se fecham e os que se abrem em nossas vidas e a cor branca foi escolhida por representar “telas em branco”, sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar”, explicou a psicóloga e ouvidora do Heapa, Raniele Marques, durante sua exposição.
A partir desse ponto, é possível observar exatamente como o comportamento influencia na determinação dos sentidos da vida. Estar no controle o tempo todo, observar que nem sempre poderá agradar a todos e definir suas prioridades é algo que você precisa refletir, seja positivamente ou negativamente. “Se olhar no espelho é doloroso e difícil, sabe o motivo? Porque somos feitos para não aceitar críticas e o erro está aí. Nós temos que aprender a ouvir, porque não somos feitos de porcelana. Entender como nós podemos ser bons e fazer o bem é um grande avanço para a nossa vida, e essa mudança de comportamento só trás grandes benefícios para cada um de nós e aqueles que nos cercam”, lembrou o palestrante Aldenor Gonçalves.
Mudanças na rotina diária é um importante aliado para a saúde mental, ao contrário do que muitos pensam. “Encontre momentos de relaxamento na rotina, praticando a gratidão, valorizando a interação social, cuidando da sua saúde física, usando as redes sociais para se distrair e sem se esgotar. Você pode também registrar seus sentimentos, da melhor forma que puder. E, por fim, procure dar risada. Torne a vida mais leve”, fechou o médico Pedro Henrique Alves, que também falou sobre saúde mental no ambiente de trabalho.