IGH Social

HMC é selecionado para capacitação do Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês

Colaboradores do Hospital Municipal de Contagem (HMC) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam nesta última semana de janeiro, em São Paulo, da capacitação para implementação do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. O curso tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência do SUS.

O HMC foi selecionado juntamente com outros 39 hospitais do Brasil para fazer parte do quarto ciclo de treinamentos que aborda uma filosofia de gestão voltada para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

“O Lean tem origem no Japão, mais precisamente na produção da empresa Toyota e tem como finalidade enxugar os processos, ou seja, produzir mais com o recurso que tem. Na unidade hospitalar, a ideia é atender toda a demanda que chega ao Pronto Atendimento de forma eficiente, diminuindo o período de internação que impacta na lotação da unidade,” esclareceu o coordenador de Produção Assistencial do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), Jean Santana.

Participam do Projeto Lean: a diretora Regional do IGH em Minas, Ana Kécia Xavier, o diretor do CHC, Flávio Santos, as coordenadoras de Enfermagem do HMC e do Pronto Socorro, Betânia Claudiano e Amanda de Abreu Barbosa, o coordenador Médico do Pronto Socorro Adulto, André Luiz Otoni, o responsável técnico do HMC, Mário Corteletti, o coordenador de Produção Assistencial CHC, Jean Santana e o superintendente de Urgência da SMS, Vinicius Oliveira Pimenta.

Para a coordenadora de Enfermagem do HMC, Betânia Claudiano, que esteve no curso na terça e quarta-feira, o projeto trará oportunidades de melhoria do processo de trabalho: otimização da mão de obra, redução de custos e, principalmente, promoção na qualidade assistencial. “Foram dois dias de intenso trabalho, muito aprendizado e troca de experiências com profissionais de hospitais de todo país. Teremos muito trabalho nos próximos meses, mas certamente colheremos bons frutos,” ressaltou.

Um diagnóstico já foi feito no Pronto Socorro do HMC e a partir de fevereiro a unidade receberá visitas das equipes do Hospital Sírio-Libanês, para implementação da metodologia em Contagem, junto dos colaboradores participantes do treinamento.

Deixe um comentário