Noticia

 HMI REALIZA ENSAIO FOTOGRÁFICO NATALINO COM OS BEBÊS INTERNADOS NA UTI

A ação teve como objetivo presentear e proporcionar um pouco de conforto e alegria aos pais dessas crianças

A aproximação do Natal desperta nas pessoas os sentimentos nobres, como solidariedade, amor, empatia e boas ações. No clima do espírito natalino, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) realizou um ensaio fotográfico com os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e presenteou os pais com uma fotografia impressa, na antevéspera do Natal.

Enquanto muitas famílias vão passar essa data especial com seus filhos, outras não terão essa alegria, pois estão com os filhos em um leito de UTI. O setor de Psicologia da HMI desenvolveu esse projeto no intuito de proporcionar um pouco de conforto e alegria a esses pais. “É uma ação de humanização que preza por um melhor acolhimento e qualidade na assistência prestada aos pacientes e familiares”, pontuou a coordenadora da Psicologia, Flávia Zenha.

No horário da visitação, os pais foram surpreendidos com uma pequena celebração. “Natal é amor, é  renascimento, é humanização. E toda equipe da UTIN ajudou a organizar esse momento de celebração da fé. Momento de compartilhar carinho e amor aos pais dessas crianças que passarão a data em nossa unidade”, afirmou a psicóloga Janaína Barbosa.

A comemoração contou com a ajuda da fonoaudióloga, Thays Felix e foi abrilhantada com o canto da assistente social Talita César. O setor de Nutrição preparou um lanche para os participantes.

A pastora Valéria do Carmo falou sobre a importância da fé, que permite alcançar milagres, e também da gratidão, pois ser grato, até mesmo pelas pequenas coisas da vida, pode causar grandes mudanças.

As fotos impressas do ensaio foram entregues aos pais, que ficaram muito emocionados. “Mesmo passando por um momento de aflição, sabemos que Deus está acima de tudo. Foi um gesto muito lindo. Sou grato por tudo que vocês fazem pela minha filha”, disse Alex Ricardo de Sousa – pai de Amanda. “Só Deus para recompensar tudo que essa equipe faz pelos filhos da gente. Amei a surpresa, obrigada!”, pontuou Rafaela da Silva – mãe de Maria Alicy.

Quero que saibam que toda equipe multiprofissional está aqui para fazer o melhor para vocês. Que estamos cuidando para a recuperação de seus filhos. Agradeço pela confiança de todos vocês”, salientou a coordenadora da UTIN – a pediatra Meire Luzia Gonçalves.

O projeto

Para a realização desse projeto a coordenadora da Psicologia, Flávia Zenha, convidou a fotógrafa Clau Aragão, que fez o trabalho de forma voluntária.

No dia do ensaio, a psicóloga Janaína levou objetos natalinos, tudo dentro do protocolo de segurança, para que pudessem ser usados nos modelos especiais e em conformidade com o estado de saúde de cada paciente. Dez bebês participaram do ensaio.

Para a fotógrafa Clau Aragão, acostumada a fotografar gestantes, essa foi uma experiência nova e encantadora. “Foi maravilhoso! Vendo todo o acolhimento e cuidado com os bebês, mudou a minha visão de UTI. Parecia um pedacinho do céu. A fotografia aproxima as pessoas e os pais vão poder levar esse carinho, essa esperança. Amei doar um pouco do meu trabalho, que sem dúvida, foi um dos mais bonitos que fiz”, afirmou.

Nossa intenção foi propiciar aos pais uma recordação positiva da passagem de seus filhos pelo HMI para que, no futuro, possam contar essa história com sabor de vitória e alegria por ter vencido este momento”, destacou a psicóloga Flávia Zenha.

Deixe um comentário