Noticia

HRDLEM realiza 1ª neurocirurgia com paciente acordado para retirada de tumor

O Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, realizou com sucesso a primeira neurocirurgia para ressecção de tumor cerebral com paciente acordado. O procedimento de alta complexidade foi realizado em um homem de 39 anos, que tinha um tumor na área cerebral responsável pela fala.

Uma vez o paciente estando acordado é possível, através da estimulação com testes motores e lingüísticos, precisar a extensão do tumor para retirá-lo integralmente e fazer um mapeamento de forma a não comprometer as regiões consideradas sensíveis.

Planejar uma cirurgia desse porte exige a integração de uma equipe multidisciplinar e suporte tecnológico avançado. O procedimento durou cerca de 3 horas e meia, e a tomografia de controle mostrou que o paciente não obteve nenhuma sequela.

O Serviço de Neurocirurgia do HRDLEM, administrado pelo IGH, segue avançando como referência para a região. “ Para que ocorra um procedimento seguro, é necessário primeiramente que o paciente confie na equipe e sobretudo que haja uma perfeita e harmoniosa integração entre equipe de enfermagem, anestesia e da neurocirurgia, para atingir um propósito único que é o bem maior do paciente. Todos se empenharam pela melhor condução dos procedimentos.” Pontuou o neurocirurgião Dr Jefferson Dias.

Deixe um comentário