Noticia

Recém-nascido vence a Covid e tem alta após 18 dias intubado

Gustavo Henrique dos Santos, de um mês e oito dias, deixou o Centro Materno Infantil após 30 dias de internação.

Depois de passar 30 dias internado no Centro Materno Infantil (CMI) de Contagem, 18 destes intubado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), e de ser diagnosticado com o novo coronavírus, o bebê Gustavo Henrique dos Santos recebeu alta médica na última sexta-feira (30), para a alegria dos pais e dos profissionais de saúde. 

Gustavo nasceu saudável, de parto normal e foi para casa no dia seguinte. No entanto, o recém-nascido foi infectado pelo irmão de três anos em casa. O pequeno teve complicações da doença e precisou ser internado com apenas oito dias de vida. 

A Coordenadora do CTI neonatal do CMI, Luciana Grizze, informou que Gustavo chegou em estado grave, precisando de altos parâmetros de ventilação, ou seja, grande quantidade de oxigênio. Disse ainda que o grande desafio foi conseguir ventilar e tratá-lo, já que foi o primeiro caso de Covid neonatal do Hospital : “O grande problema foi mesmo conseguir ventilar e fornecer oxigênio, já que ele tossia muito tendo quedas importantes na quantidade de oxigênio no sangue”, finalizou Grizze. 

A coordenadora de enfermagem, Bárbara Carvalho, ressalta que ainda não tinham recebido casos positivos: “Os poucos pacientes com sintomas respiratórios que recebíamos testaram negativo para o coronavírus. Então, quando recebemos o caso do Gustavo, impactou bastante a equipe, pois era algo novo”, afirmou Carvalho. 

Os profissionais de saúde mantinham os pais informados sobre o estado de saúde da criança e também tentavam suprir a ausência da família. Durante a sua permanência no Hospital, Gustavo recebeu o carinho da equipe, que comemorou a sua alta hospitalar e fez questão de acompanhá-lo até a porta. 

Para Bárbara Carvalho, é uma vitória de todo mundo: “É muito gratificante ver essa alta e ver que ele está bem agora. É uma sensação de missão cumprida. Cuidamos do Gustavo com muito carinho, nos prontificamos em acolher essa família. Foram feitas fotos para enviar para os pais juntamente como boletim médico. Eles foram acolhidos pela equipe multidisciplinar, pela assistente social e pela psicóloga que tiveram um papel fundamental neste momento difícil”, finalizou Carvalho. 

A mãe Glenda Stefany Cata Preta agradeceu a toda equipe pelos cuidados com o pequeno: “Eu achava que o Gustavo iria morrer, pois as notícias não eram agradáveis. Eu chorava, ficava desesperada. Mas ele foi muito bem cuidado pelos profissionais de saúde. A equipe foi muito atenciosa e deu todo carinho e apoio para meu filho. Além disso, me deram suporte e me mandavam fotos e vídeos dele. Só tenho a agradecer”, concluiu Silva.

Sintomas da Covid-19 em bebês 

A Coordenadora do CTI do Centro Materno Infantil de Contagem, Luciana Grizze, ressalta que nenhuma faixa etária está livre do vírus, ou seja, imune. 

Os sintomas de Covid em recém-nascidos são muito sutis, assim como em crianças maiores. Os casos podem passar despercebidos mesmo, ou serem considerados como uma simples gripe. 

Veja abaixo alguns dos sintomas:

– Tosse; 

– Febre; 

– Nariz escorrendo; 

– Cansaço;

– Dificuldade em mamar; 

– Gemer enquanto dorme. 

Esses são alguns dos sintomas mais frequentes. No entanto, Grizze reforça que não tem um sintoma específico e que nem todos os sintomas estão presentes. Ressalta que os pais e responsáveis devem ficar atentos e buscar ajuda médica sempre que perceber um comportamento diferente ou algo que chame sua atenção com relação à saúde dos pequenos.

Basicamente, tosse, febre, nariz escorrendo, cansaço, dificuldade em mamar. Não tem um sintoma específico não, e nem todos os sintomas estão presentes.

Fotos e vídeos: Sirly Henrique

Deixe um comentário