IGH Social

Semana voltada aos trabalhadores é realizada no Huapa

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) realizou entre os dias 25 e 27 de novembro, a 6ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da unidade, com o objetivo de conscientizar os colaboradores a assuntos ligados à segurança, saúde no trabalho e qualidade de vida. Com palestras no auditório e corredor do centro cirúrgico do Huapa, a semana abrangeu os turnos vespertino e noturno de trabalho. A Sipat foi organizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Huapa, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico Por Imagem (Fidi).

A advogada Érika Belém abriu a programação falando sobre assédio moral no ambiente de trabalho, detalhando seus tipos mais comuns, consequências e como levar casos como esse perante a justiça. A advogada também respondeu algumas dúvidas dos participantes sobre o assunto. Em seguida, um grupo de colaboradoras do Huapa encenou um teatro sobre a saúde mental dos trabalhadores, com situações rotineiras que podem afetá-la. 

À noite, a especialista em Psicopatologia, Vanessa Favoretto, palestrou sobre o suicídio. O mesmo tema abriu o segundo dia (26) de atividades da Sipat, exposto pela psicóloga Michelly Marthinely. Ambas mostraram como reconhecer os sinais, fatores de risco, como prevenir que uma pessoa cometa o ato e quando buscar uma ajuda profissional. O médico do trabalho da unidade, Alex Sandro Bemfica Neves, ministrou aos participantes do turno noturno palestra sobre doenças osteomusculares – caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que podem atingir os trabalhadores de várias categorias profissionais -, geralmente relacionadas ao trabalho e ainda deu dicas de como prevení-las. 

Fechando a semana, no dia 27, o nutricionista Fabrício da Costa, falou sobre alimentação saudável. Enquanto a palestra acontecia, os participantes puderam medir a glicemia e o índice de massa corporal, além de passar por uma avaliação de peso. Já a noite, o técnico em Radiologia, Chade Maranhão, falou sobre Radioproteção e Diagnóstico Clínico. A semana foi encerrada com sorteio de brindes.

Deixe um comentário