A unidade de urgência de Salvador compõe o quadro seleto de três UPA’s que possuem o selo no Brasil
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Pirajá/ Santo Inácio, posto de urgência administrado pelo IGH em Salvador, segue como o único posto de urgência e emergência na Bahia com o Certificado de Acreditação. A renovação do selo nacional foi outorgada esta semana pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A unidade destaca-se por oferecer técnicas modernas e fluxo resolutos que atestam a alta qualidade de assistência dos serviços prestados desde a entrada até a alta do paciente.
“Passar pelo processo de certificação e manutenção da atividade é de extrema importância, pois a cada auditoria aprendemos mais. A atual gestão deflagrou uma verdadeira revolução na Saúde soteropolitana. Não se trata apenas da construção de postos, nosso compromisso é que de fato os equipamentos funcionem de maneira resoluta e qualificada em âmbito público com credenciais de qualificação hospitalar reconhecidas mundialmente”, celebrou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
Para receber a certificação, o equipamento passou rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.
Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a UPA atende urgências e emergências de média a alta complexidade, sendo um meio termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto. Até 95% dos casos são solucionados na própria Unidade de Pronto Atendimento, o que contribui para a diminuição da fila na Central Estadual de Regulação.