UPA Pirajá comemora primeira coleta para doação de córnea

As Unidades de Pronto Atendimento Cabula e São Cristóvão, localizadas em Salvador e administradas pelo Instituto de Gestão Humanizada (IGH) já realizaram 05 coletas para doação de córnea este ano.

No último sábado (27), foi a vez da UPA Pirajá/Santo Inácio realizar a primeira coleta para a doação de córnea. A conscientização dos familiares aliado a técnica da equipe multiprofissional e a disponibilização de recursos viabilizou que, ao todo, 06 pessoas fossem beneficiadas com a saúde ocular recuperada.

“No primeiro momento, fazemos um acolhimento humanizado com a família que perdeu o ente querido. Depois de uma conversa sobre como aceitar e lidar com a morte, explicamos a importância da doação de órgãos. Somente depois de se sentir confortado e amparado, o familiar tem condições de pensar em doação. Por isso a importância de fazer esse acolhimento e humanizar esse momento”, explicou Adriana Fonseca, coordenadora média da equipe responsável pelo programa de transplante da UPA Pirajá.

Os profissionais das unidades de urgência e emergência da capital baiana, estão mobilizados nessa causa, no intuito de contribuir para zerar a fila de espera do órgão na Bahia. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), atualmente, pouco mais de 1600 pessoas estão em fila de espera por um transplante no Estado.