UPA Pirajá/Santo Inácio recebe selo de Acreditação de Qualidade

Agora, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santo Inácio/Pirajá é o primeiro posto de urgência e emergência da Bahia com Certificado de Acreditação. O selo foi outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (16), durante solenidade que contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Luiz Galvão, o superintendente do IGH (organização social que administra a UPA), Paulo Bittencourt, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, Luiz Galvão destacou a importância do selo e confirmou o compromisso da gestão em garantir uma saúde pública resoluta e de excelência. “A atual gestão deflagrou uma verdadeira revolução na Saúde soteropolitana, sobretudo no setor de urgência e emergência com a construção de nove UPAs, além do primeiro Hospital Municipal. Mas não trata-se apenas da construção de postos, nosso compromisso é que de fato os equipamentos funcionem de maneira resoluta e qualificada. É uma satisfação poder oferecer ao cidadão soteropolitano uma unidade pública com credenciais de qualificação hospitalar reconhecidas mundialmente”, comemorou.

O superintendente do IGH agradeceu o empenho da equipe e retificou o compromisso da instituição em oferecer uma assistência de excelência aos beneficiários do Sistema Único de Saúde. “O maior beneficiado é o cidadão de Santo Inácio e Pirajá porque estão recebendo um equipamento de primeiro mundo. Uma unidade onde não apenas a estrutura física é louvável, mas os processos que conseguimos inserir dentro da unidade garantem mais segurança e conforto ao paciente”, destacou Paulo Bittencourt.

Para o gestor do posto, Filipe Santos, a qualificação conquistada coloca a UPA num patamar diferenciado de assistência ao usuário SUS. “Esse momento é nosso. Sinto muito orgulho de ser a primeira UPA do estado da Bahia a receber o selo de acreditação, da minha equipe e porque sempre trabalhei para o SUS e sei das dificuldades que cercam o serviço. Fico orgulhoso porque conquistamos um novo patamar”, declarou.

Acreditação – Inaugurada em junho de 2016, a UPA Santo Inácio/Pirajá destaca-se por oferecer técnicas modernas e fluxos resolutos que atestam a alta qualidade de assistência dos serviços prestados desde a entrada até a alta do paciente.

Para receber a certificação, o equipamento passou rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.

A qualificação coloca a UPA Santo Inácio/Pirajá num seleto grupo formado, agora, por quatro unidades do Brasil que dispõem da Acreditação ONA, garantindo ao beneficiário SUS na Bahia um acolhimento equiparado aos ofertados pelos melhores equipamentos hospitalares do país.