Em virtude do Mês de combate e conscientização a cerca dos riscos das infecções por Hepatites Virais, denominado“ Julho Amarelo”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da educação permanente da UPA Parque São Cristóvão, promoveu nesta segunda-feira (24) um evento alusivo na unidade para funcionários e pacientes.
A ação contou com palestras para toda a equipe de saúde da unidade, buscando ampliar as informações sobre a temática e, assim, permitir difundir o conhecimento sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais, uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Além disso, foram feitas salas de espera para pacientes.
O enfermeiro Joilson Nascimento, palestrante do evento e responsável pela educação permanente e CCIH da unidade, reforça a importância da data. “As hepatites virais representam um sério problema de saúde pública, e é fundamental que a equipe de saúde e a população, estejam conscientes da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A campanha é uma iniciativa fundamental para a prevenção e o combate dessas infecções”, comenta.