Noticia

Ainda não será o fim da pandemia: sua vida após a vacina

O início da vacinação no Brasil, que ocorreu no último domingo (17), trouxe esperança para todos os brasileiros, visto que a vacina é a direção para que tenhamos nossos antigos hábitos de volta, ou seja, a nossa antiga realidade. No entanto, é preciso ressaltar que a nossa vida não mudará do dia para noite. Isto é, será necessário o uso da máscara, o distanciamento social e os cuidados com a saúde e a higienização.

É ilusório acreditarmos que após a imunização está tudo liberado, que o vírus da Covid-19 será derrotado imediatamente. Isso porque, o nosso organismo demora um determinado período para produzir anticorpos, e mesmo que a pessoa esteja vacinada, ela poderá transmitir o vírus para outra que ainda não tomou a vacina. Isto é, é possível ficar protegido depois de vacinado, não desenvolver a doença e, ainda assim transmitir o vírus da Covid-19. Por essa razão é importante redobrar os cuidados e continuar seguindo as recomendações de segurança quanto à propagação da Covid-19.

Conversamos com o médico infectologista, Leandro Cury, sobre como será a vida após a vacinação e os cuidados que temos que tomar, principalmente com relação à saúde, com a higienização e com o distanciamento social.

Saiba agora como será a nossa realidade após a vacinação.

Assessoria de Comunicação Contagem – Após a vacinação, quanto tempo será preciso esperar depois da segunda aplicação, para o organismo desenvolver a imunidade?

Dr. Leandro Cury – Após a, segunda dose, deve-se esperar um tempo de poucos dias a semanas, e os anticorpos já são formados.

Assessoria de Comunicação Contagem – Como saber se a vacina que eu tomei está me protegendo ou não?

Dr. Leandro Cury – Existem testes chamados sorológicos, que nos informam como estão nossos níveis de anticorpos contra alguma doença. Contudo, não é necessário realizá-los, como rotina, depois da população ser vacinada.

Assessoria de Comunicação Contagem – Por que após a vacinação é importante continuar utilizando a máscara e tomando os cuidados com a saúde?

Dr. Leandro Cury – Os cuidados todos contra o SARS CoV 2 devem ser mantidos até que consigamos uma imunidade de grupo (também chamada de Imunidade de rebanho) na população. Porque, mesmo vacinados, o vírus pode circular entre nós, e podemos tanto transmitir quanto nos infectar. As chances serão baixas, mas possíveis.

Assessoria de Comunicação Contagem – Pensando em 2021, podemos esperar para este ano um maior relaxamento das normas de distanciamento social graças à vacinação?

Dr. Leandro Cury – Pensando em 2021, não deveríamos pensar num relaxamento deste tipo. Contudo, infelizmente, a sociedade já tem feito isso mesmo sem termos eliminado o vírus entre nós, o que é preocupante.

Assessoria de Comunicação Contagem – Após a vacinação já será possível ter contato físico com as pessoas, principalmente os dos grupos prioritários como pais, tios, avós, dentre outros?

Dr. Leandro Cury – As mesmas regras se aplicam, não é o indicado até que todos estejam vacinados.

Assessoria de Comunicação Contagem – Quem já teve a Covid-19 deverá tomar a vacina?

Dr. Leandro Cury – Sim, não há contraindicação.

Assessoria de Comunicação Contagem – Teremos que continuar de máscara e com todos os cuidados (saúde, higienização e distanciamento social), isto é, nada mudará da noite para o dia. Então, por que devo me vacinar?

Dr. Leandro Cury – Para evitar a sua própria morte, a provável transmissão para seus entes de convívio, para eliminarmos, em grupo, a pandemia (e retomarmos nossas vidas) e desobstruirmos o sistema de saúde.

Assessoria de Comunicação Contagem – Após a vacinação, quando é que podemos relaxar quanto às medidas de contenção da Covid-19?

Dr. Leandro Cury – Quando eliminarmos ou reduzirmos a transmissão do vírus a níveis mínimos.

Assessoria de Comunicação Contagem – O que muda imediatamente após a vacinação contra a Covid-19?

Dr. Leandro Cury – Até todas as pessoas serem vacinadas não muda nada. Nega-se, e muito, os riscos reais da doença e o poder de disseminação dela. E isso coloca em risco a própria vida das pessoas.

Por isso, mesmo após a vacinação, é necessário que as pessoas sigam as medidas de proteção contra a Covid-19. Dessa forma você se protege e protege as pessoas que você ama.

Legendas das fotos:

Foto 1 – Fabrício Simões (secretário municipal de saúde), Paulo Bittencourt (superintendente IGH), Ana Kécia Xavier (diretora regional MG) acompanhados pelos gestores e primeiros profissionais do CTI do Hospital Municipal quando receberam as primeiras doses da vacina.

Foto 2- Médico Infectologista Leandro Cury

Foto 3- Infográfico

Foto 4 – 43ª Semana – Gestores (Mara Souza; Flávio Albuquerque e Mário Corteletti) na Reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19

Foto 5 – Membros do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 na penúltima reunião.