Noticia

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

No dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data procura conscientizar e incentivar sobre a importância da doação deste alimento considerado completo e suficiente para garantir o desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida. 

Em Contagem, o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus alimenta recém-nascidos internados no CIT neonatal e demais bebês que necessitam deste tipo de alimento no município. O local faz parte da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e em média são arrecadados pelo Posto 3 litros de leite humano por semana. 

A Campanha Mundial de Doação de Leite Humano de 2021 tem como tema: “A pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”. A temática retrata o momento de adversidade que enfrentamos e sensibiliza a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. 

Para a presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno no CMI, Kátia Aparecida da Fonseca Barbosa, a doação é muito importante “O leite materno, também conhecido como alimento padrão ouro, é fundamental para ajudar salvar vidas e garantir a saúde para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados e não podem receber o leite de suas mães”, finalizou Barbosa. 

Doação de leite em Contagem

O Posto de Coleta de Leite Humano em Contagem funciona dentro do Centro Materno Infantil (CMI), Av. João César de Oliveira, 4495, bairro Cinco. No local, gestantes e as mulheres que amamentam são orientados sobre a ordenha, cuidados com as mamas e como doar leite. 

Quem pode doar leite materno?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Vale ressaltar que todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais.

Como doar?

Doadoras de Contagem podem ligar para o Posto de Coleta de Leite Humano do Centro Materno Infantil (031) 3363-5300 e se informar sobre a maneira mais segura de fazer sua doação. 

Deixe um comentário