Noticia

Doação de Múltiplos Orgãos HRDLEM

Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães realiza captação de múltiplos órgãos para doação

A equipe do Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, realizou no dia 08/06/2022 captação de múltiplos órgãos.

Após conversa com a Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) — responsável por conscientizar a respeito da importância da doação de órgãos — os familiares do paciente que teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória, autorizaram a captação dos órgãos que foram encaminhados para doação.

“São momentos como esse que nos enchem de energia para enfrentar as dificuldades. Conseguimos isso graças ao esforço de toda a equipe da Emergência”, disse Caio Figueiroa, Coordenador Médico da Emergência.

A captação de órgãos pelo HRDLEM vem ratificar o bom desempenho da Bahia na captação e realização de transplantes num contexto nacional, de acordo com a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos e Tecidos.

“Para nós que representamos o extremo sul do Estado, realizar mais essa captação nos encoraja em manter as ações que propiciam esse desfecho, diante do esforço de toda nossa equipe assistencial”, reforça o Diretor Técnico do HRDLEM, Rodrigo Carvalho.

Doação de Órgãos

As pessoas interessadas em se tornarem doadores de órgãos precisam primeiramente informar sua família sobre esse desejo. Os parentes dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.

Os órgãos captados serão doados a pacientes que precisam de transplante e aguardam em uma lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.

Os órgãos que podem ser captados após confirmação da morte encefálica são:

Coração;

Pulmões;

Rins;

Pâncreas;

Fígado;

Intestinos;

Ossos;

Tendões;

Córneas e

Pele.

Deixe um comentário