Noticia

HEMNSL CHAMA ATENÇÃO PARA A SAÚDE DO HOMEM NO NOVEMBRO AZUL 

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) 

Para conscientizar os colaboradores sobre a campanha Novembro Azul e chamar a atenção para a saúde do homem, o Serviço Social do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, na quarta-feira, 24 de novembro, várias atividades estimulando o cuidado, a prevenção do câncer de próstata e o bem-estar dos homens.

Com o tema “Cuidar da saúde é uma prioridade! Previna-se, cuide da sua família e procure a unidade de saúde mais próxima”, a campanha deste ano propõe ações para a ampliação do cuidado à saúde dos homens.

A coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria de Paula, acompanhada de sua equipe, fez a abertura do evento agradecendo a todos os participantes e apresentando os palestrantes. O Padre Rafael Magul ressaltou a importância de aproximar-se de Deus, lendo alguns trechos do Salmo 142, que nos ensina que nos momentos de solidão é que enxergamos nossos maiores desafios. O religioso conclamou a todos os homens a se valorizarem. “Se nos amarmos e amarmos nossa família, temos que nos cuidar. Vamos crescer juntos no amor de Deus”, afirmou Pe. Rafael.

.  

Ainda pela manhã, houve uma roda de conversa com a técnica da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), da SES-GO, Denise Ribeiro de Deus, sobre a Saúde do Homem. Ela focou na questão do preconceito, nas crenças sobre o homem, de que é valente, que não chora, não tem medo, entre outras. Também falou da masculinidade tóxica que pode comprometer a saúde do homem.

À tarde, o infectologista obstetra, Wilson Arantes, abordou sobre o câncer de próstata e a saúde do homem em geral. Ele destacou as causas da taxa de mortalidade dos  homens ser maior que a da mulher como a maior exposição do homem a trabalhos insalubres e maior risco de acidentes. Outro fator, é o estilo de vida, com consumo de álcool, fumo e outras drogas e pela maior tendência a experimentar situações de violência. Ele chamou a atenção da necessidade de mais ações no intuito de estimular o homem a zelar mais pela sua saúde.

A ação contou com  distribuição de kits  informativos, preservativos masculinos e sorteio de brindes. “Que evento maravilhoso. Muita informação  importante para ficarmos mais atentos a nossa saúde”, disse o colaborador José Dilberto. “Já é parte da cultura do homem não dar tanta importância à saúde. Isso tem que mudar, a prevenção é o melhor caminho”, destacou o coordenador administrativo, Geraldo da Silva.

Fiquei muito feliz em ver a participação ativa dos homens. Nossa intenção foi justamente despertar a atenção dos nossos colaboradores para priorizar a sua saúde, ampliar o seu cuidado durante todo o ano e incentivar na prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida”, afirmou Lourdes Maria.

Deixe um comentário