Noticia

ONDA AZUL TOMA CONTA DO HOSPITAL ESTADUAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA 

A ação em prol da campanha “Novembro Azul”  contou com palestras, realização de testes rápidos, exames de PSA, informativos e lacinhos na cor azul

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) foi tomado pela cor azul nas últimas semanas. Após o cuidado com a saúde da mulher com o “Outubro Rosa”, a campanha “Novembro Azul” pintou os corredores da unidade de azul, para enfatizar a importância do cuidado com a saúde masculina. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), organizaram uma programação especial nos dias 23 e 24 de novembro, em prol dos  colaboradores.

O médico Wesley da Costa detalhou como é o câncer da próstata, responsável por 28,6%  das mortes entre os homens. Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. “Hoje, a medicina já tem tecnologias e meios avançados para a descoberta precoce desta doença, porém ainda esbarramos em conceitos e tabus muito ultrapassados dos próprios homens”, relatou o médico.

Entre um tópico e outro, dúvidas foram surgindo e um bate-papo se formou ao longo do corredor do Heapa. O médico explicou ainda que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA. “Ao contrário do que muitos pensam, o exame de toque só é feito em caso de alteração do exame de sangue”, destacou.

O auxiliar de manutenção Edimar Pereira da Rocha, enalteceu a importância de se falar sobre o assunto, uma vez que muitos ali presentes estavam levando na brincadeira. “O que mais mata, além da doença, é a ignorância. Eu vejo o pessoal brincar com o assunto, sendo que é algo sério. Cuidar de si é muito importante e ir atrás de saber como está sua saúde é mais ainda”, alertou. Além das palestras, os colaboradores tiveram à  disposição, a realização de testes rápidos e exames de PSA até o dia de ontem, 25 de novembro. Informativos e lacinhos na cor azul também foram distribuídos para os participantes.

Deixe um comentário