Todos

HEMNSL reforça conscientização da higienização das mãos

Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos celebrado neste mês, a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIrAS) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu entre os dias 06 e 08 de maio uma programação especial de conscientização das boas práticas de manejo de limpeza.

A higienização das mãos é a medida mais simples e principal arma contra a disseminação de infecções existentes, evitando em até 80% a propagação destas. “A campanha desse ano reforça a necessidade de pensarmos na coletividade. É preciso que os profissionais da saúde, pensem na prevenção das infecções como um cuidado que deve ser estendido a todos os setores e profissionais. Infelizmente, há uma tendência de se achar que a prevenção das infecções deve estar concentrada apenas em áreas de pacientes críticos como em Unidade de Terapia Intensiva”, afirma a coordenadora do CCIrAS, Juliane Santana.

Entre as práticas contempladas estavam palestras e vídeos educativos para orientar os presentes quanto à detecção, prática e higienização das mãos de forma correta.

Após as apresentações dos tipos de manejo, a dinâmica “Caixa da Verdade” foi realizada entre os participantes para que os ensinamentos fossem testados e o aprendizado fosse eficaz para a população. “As infecções por bactérias e outros agentes multirresistentes (MR) estão aumentando em todo o mundo. Ações para prevenir e controlar a disseminação desses microrganismos MR em serviços de saúde são fundamentais e urgentes, pois, o número de antibióticos disponíveis para tratar essas infecções é extremamente limitado e pior ainda, a perspectiva de novos antibióticos no futuro próximo é baixíssima”, explicou Juliana.

Deixe um comentário