Todos

Hospital Infantil de Vila Velha dá início a campanha por silêncio na unidade

Começou, na última semana, no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, a Campanha do Silêncio. O objetivo da campanha é estabelecer um ambiente calmo, tranquilo e confortável aos pacientes que são tratados na unidade.

A campanha “Bonito é Fazer Silêncio” é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da unidade em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

As ações acontecem na unidade com cartazes de alerta e orientações passadas às equipes multiprofissionais responsáveis por cada plantão. Uma equipe composta por voluntários da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizam visitas nas unidades e alertam sobre a importância de manter o ambiente silencioso como parte do tratamento. Cartazes e o famoso gesto com o dedo próximo a boca para pedir silêncio são as ferramentas usadas para conscientizar os colaboradores. 

O Silêncio

Um ambiente com alto nível de ruído dificulta um descanso que seja confortável para os pacientes, podendo resultar em perturbação do sono, alterações psicológicas com desorientação e delírio. Além disso, a exposição ao ruído intenso pode trazer alterações fisiopatológicas, como explica a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Beatriz Junqueira.

“Ruído em ambiente hospitalar é uma questão que deve ser enfrentada diariamente. O silêncio é muito importante porque traz concentração e tranquilidade, o que ajuda tanto na recuperação dos pacientes quanto na atividade profissional do corpo clínico, já que, o barulho pode causar distração e aumentar as chances de falhas durante procedimentos, preparo e administração de medicamentos. Além disso, o ambiente silencioso, ajuda comprovadamente na recuperação dos pacientes. A campanha tem começo, mas não tem fim, pois o objetivo maior é que ela perdure no hospital”, explicou. 

Instituto de Gestão e Humanização

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde outubro de 2017.

Desde que o IGH assumiu a gestão, o Himaba conta com um Pronto Socorro 24 horas, sete dias por semana, além de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Deixe um comentário