Todos

Inauguração Banco de Leite

Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto inaugura Banco de Leite Humano

Ampliar a prática da amamentação, reduzir os riscos da saúde dos recém-nascidos e incentivar a doação do leite humano. Esses são alguns benefícios do novo Banco de Leite Humano, inaugurado na tarde desta terça-feira (17) na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a sub-secretária, Tereza Paim, além do diretor assistencial Coorporativo do IGH – Instituto de Gestão e Humanização, Gustavo Guimaraes, e a diretora médica da maternidade, Daniela Lessa.

“A implantação do Banco de Leite vai assegurar um incremento assistencial nessa que é uma maternidade de referência e de alta complexidade. O leite materno é uma urgência nutricional e interfere substancialmente evitando infecções e outros tipos de agravos que podem gerar riscos à saúde do bebê, sobretudo, dos prematuros”, explicou Tereza Paim.

O Banco de Leite terá capacidade de realizar a ordenha de até 65 mães por dia, tanto de pacientes internadas na unidade quanto de mulheres interessadas em fazer a doação.

“Os materiais coletados vão ser destinados para os recém-nascidos e demais bebês internados na maternidade, bem como, por demanda aberta para atender outras crianças que necessitem da alimentação”, afirmou Daniela Lessa.

Após a inauguração do Banco de Leite, uma mesa redonda sobre prematuridade aconteceu no auditório da maternidade.