Todos

Projeto Cuidando de Quem Cuida expande ações para acompanhantes da Pediatria

Mãe, pai, avó ou avô, tia ou tio sempre deve permanecer um acompanhante para as crianças internadas na Pediatria do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, em Contagem, com a tarefa de zelar pela saúde, segurança e entretenimento dos pequeninos. Em meio a rotina de assistir aos procedimentos, conversar e brincar, os familiares dessas crianças participam, desde junho, às terças e quintas-feiras, no período da tarde, das atividades do Projeto Cuidando de Quem Cuida.

São momentos de relaxamento, roda de conversa, reflexões, escuta de suas necessidades, acolhimento, orientações sobre os serviços da unidade entre outras ações com duração de menos de 30 minutos, nas enfermarias da Pediatria. “As atividades são desenvolvidas pela equipe multiprofissional com objetivo de deixar mais leve o dia e reforçar sobre os direitos e deveres do acompanhante,” explica que o coordenador da equipe multiprofissional do Hospital, Gradyston Malta.

Vivência

Nesta semana, os familiares Davi Sena de Oliveira, de cinco anos, receberam a visita da terapeuta ocupacional, Handula Janine Simões. Ela deu esclarecimentos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e informou sobre a atividade semanal realizada no andar, pelas residentes em terapia ocupacional.

A mãe do Davi, Flávia Cristina Pereira Justina de Sena, e o avô, Geraldo Hélio de Oliveira, gostaram das pontuações dadas pela especialista e elogiaram a proposta do projeto. “Ter estes momentos é bom para tirarmos dúvidas e reforçarmos a prática de algumas ações para o desenvolvimento da criança”, destacou Geraldo Hélio.

A psicóloga Nayra Antonacci também esteve nas enfermarias da Pediatria apresentando os horários dos atendimentos do setor de Psicologia e detalhes sobre o serviço na unidade.

Cuidando de Quem Cuida

O projeto teve início com a Clínica Médica do Hospital Municipal de Contagem (HMC), em maio, e acontece as terças e quintas-feiras, às 11h, no Solário ou no auditório do estabelecimento. A recepção positiva dos participantes no HMC motivou expandir a proposta para a internação da Pediatria e futuramente para outros setores do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Deixe um comentário