Noticia

Pronto Atendimento de Pernambués recebe selo de qualidade no atendimento

O Pronto Atendimento Edson Teixeira Barbosa, no bairro de Pernambués, em Salvador, agora conta com certificação que atesta o alto padrão de acolhimento de urgência e emergência. Isso porque a unidade de urgência e emergência foi contemplada com o Certificado de Qualidade do Instituto de Gestão e Humanização (CQIGH).

O selo é concedido para os estabelecimentos de saúde que apresentam indicadores qualificados nas áreas de assistência, humanização e segurança do paciente. Para concessão da certificação, o equipamento passou por rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento.

“As unidades e colaboradores avaliados recebem um questionário para avaliação e descrição de observações referente ao programa. Periodicamente também são realizadas reuniões com os avaliadores para feedback, abordagem dos requisitos, temas, sugestões benchmarking de profissionais de diferente formação técnica. Tudo isso para que o usuário SUS possa ter acesso a um acolhimento de excelência, baseados nos mais altos padrões internacionais de assistência”, explicou a gestora de Qualidade IGH, Renata Damasceno.

Sobre o CQIGH

Com o desafio de ampliação de programas capazes de comprovar um padrão de excelência assistencial e administrativa, a partir da melhoria contínua da estrutura dos processos e resultados, o IGH lançou em 2020, o seu selo próprio de Qualidade e Gestão.

O objetivo da certificação é buscar padrões que assegurem serviços de saúde humanizados seguros e de excelência por meio da aplicação de requisitos normativos e internos, boas práticas e legislações aplicáveis. Além disso, a certificação estimula as unidades a implementarem modelos de gestão e governança, além de investirem em processos de melhoria contínua para alcançarem os padrões de excelência.

Além do PA Edson Teixeira, a UPA Paripe e a Maternidade José Magalhães Netto, ambas em Salvador, já foram contempladas com o CQIGH.

Deixe um comentário