Todos

Residência Multiprofissional do CHC é reconhecida pelo MEC

Na última sexta-feira (31/01), a Residência Multiprofissional em Saúde do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esta é uma das modalidades de atos autorizativos dado pela Instituição que reafirma a qualidade da especialidade fornecida e dá mais garantias aos cursantes.

“Estamos muito orgulhosos com esta conquista por prestigiar o trabalho que é desenvolvido aqui e por auxiliar na formação de tantos profissionais de saúde,” destacou a coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do CHC, Lédna Bettcher.

No CHC, a residência multiprofissional em saúde iniciou em 2013. Atualmente, a especialização trabalha com dois programas: Saúde da Criança e, Urgência e Trauma, nas áreas da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. 

Até a publicação dos Pareceres n°142 e n°153 referentes ao reconhecimento, os Programas ofertados possuíam a modalidade de ato “autorizada” pelo MEC. Isso significa que a especialização ainda passaria pelo processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação que consiste em avaliação específica por uma comissão avaliadora.

Em março de 2020, o Complexo Hospitalar formará a quarta turma da residência multiprofissional em saúde. Para residente em enfermagem Ághata Barbosa, a experiência vivida nos últimos dois anos foi muito importante para sua formação profissional.

“Sem a prática em campo, em uma área tão delicada como a Urgência e Trauma, um recém formado não consegue preencher uma vaga no mercado de trabalho. A residência possibilita aplicar todo o conhecimento adquirido no curso, com o respaldo e direcionamento de um profissional já experiente, o que vale muito a pena,” completou.

“A residência é bem puxada, mas positiva para nossa formação. Além do aprendizado conquistado, também deixamos um legado com nossa experiência e com as respostas que identificamos no trabalho de conclusão de curso,” comenta o residente de enfermagem Márcio Rodrigues.

A Residência Multiprofissional em Saúde do CHC tem a duração de 24 meses, com carga horária semanal de 60 horas. Os participantes passam por um processo seletivo realizado todo final de ano e recebem uma bolsa de R$ 3.330,43. Em março uma nova turma, com 16 vagas, iniciará os programas.

Deixe um comentário