Noticia, Todos

Huapa realiza curso de reciclagem para bombeiros civis

Os bombeiros civis do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) passaram por treinamento de reciclagem de primeiros socorros e prevenção de combate a incêndios no dia 22 de dezembro, no auditório da unidade. Organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (Sesmt), as aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo técnico em Segurança do Trabalho e também bombeiro civil, Leandro Henrique Onório.

Os nove participantes, que atuam no Huapa em turnos diurno e noturno, tiveram a oportunidade de relembrar os principais tópicos de primeiros socorros, podendo repassar também, de forma prática, todo o conteúdo revisto. “Sempre é importante vocês se lembrarem de observar os mínimos detalhes, para que nada dê errado no momento da emergência. A comunicação é outra ferramenta de suma importância durante o atendimento”, lembrou Leandro.

Em seguida, a prevenção de combate a incêndios foi o foco do curso. As causas, tipos de incêndio, os tipos de extintores, respectivas funções e formas de utilização; a função dos hidrantes, abrigos e dos sprinklers – componente que descarrega água quando for detectado um incêndio é detectado -, foram apresentados aos bombeiros. “Apesar de vocês já saberem como proceder durante um incidente como este, terão pessoas que precisarão de ajuda. Cabe a vocês orientarem e atuarem sempre de forma segura”, frisou.

Entre cada aula, os bombeiros simularam, em situações reais, tudo o que foi aprendido por eles. Dividido em duas turmas e sob a supervisão de Leandro, a primeira parte prática foi a atuação da equipe em um acidente de trânsito, com situações diversas em cada simulação. Já na parte externa do auditório, os profissionais manusearam as mangueiras, demonstrando o posicionamento correto de toda a equipe em um incêndio de grande porte, além de combaterem focos de incêndio, utilizando os diferentes extintores específicos.